PROJETO
(3º
Bimestre)
ALIMENTAÇÃO
SAUDÁVEL E QUALIDADE DE VIDA.
Nos
últimos anos muito se tem falado sobre qualidade de vida. As pessoas
se dividem entre casa, trabalho, estudo... E na correria do dia-dia
não têm encontrado tempo para preparar uma alimentação saudável,
praticar atividades físicas, ler um bom livro, ouvir músicas de
qualidade, ou mesmo conversar "pessoalmente" com amigos e
familiares. Consequentemente inúmeras doenças físicas e
psicológicas vêm se desencadeando entre a maior parte da população.
É
essencial que a alimentação saudável e cuidado com a saúde em
geral sejam orientados desde a infância até a idade adulta para
que nossas crianças cresçam com bons hábitos e contribuam para uma
futura sociedade mais equilibrada e saudável (física e
psicologicamente). Com base no projeto de lei nº 6.283 de 2013, que
“proíbe a venda de refrigerantes e de alimentos com alto teor
calórico e níveis reduzidos de nutrientes em estabelecimentos de
ensino”, o projeto bimestral "alimentação saudável e
qualidade de vida " foi idealizado com o objetivo de
incentivar a busca pela alimentação equilibrada e outros cuidados
com a saúde. Durante o bimestre destacou-se a importância de
selecionar lanches saudáveis ou optar pelo lanche fornecido pela
escola, pois o mesmo é supervisionado por nutricionista para suprir
as necessidades nutritivas de cada faixa etária.
Dentre
as diversas atividades que foram realizadas durante o bimestre, os
alunos também tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre
alimentação com as estagiárias de nutrição da UnoChapecó,
Heloisa Moratelli Sandrini e Carine Melo Zanuzzo, que contribuíram
com palestra e atividades que contemplaram o tema do projeto.
Profª:
Beatriz Soares e Luciana Santa Catarina
(3ªsérie
M/V)
Projeto (2ºBimestre)
"UMA VIAGEM
PELA HISTÓRIA E PELOS BAIRROS DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ - SC".
Abordar
os conteúdos realizados à história e ao espaço geográfico do
nosso município é essencial para a educação de nossos alunos,
enquanto futuros cidadãos chapecoenses. No entanto, é possível ir
além do mapa, dos estudos, relatos fatos e vídeos apresentados em
sala de aula. Podemos proporcionar a concretização dos
conhecimentos de nossos alunos se oportunizarmos que eles tenham um
contato mais íntimo com alguns bairros, distritos e principais
pontos turísticos do nosso município, percorrendo-os através de um
passeio de estudos.
O
passeio foi realizado no mês de maio com as turmas de 3ª séries da
EBM São Cristovão, e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer
alguns pontos turísticos como o Aeroporto Municipal Serafin Enoss
Bertaso, catedral Santo Antônio, Parque Palmital, entre outros,
passando pelos Distritos de Marechal Bormann, Gôio-ên e alguns
bairros.
Durante
o passeio, os alunos tiveram a oportunidade de vislumbrar a
vegetação, o relevo e a hidrografia (Rio Uruguai) que compõem as
lindas paisagens do nosso município.
Profª Beatriz SoaresProfª Luciana Santa Catarina
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE ONTEM E HOJE
A
organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil deve ser
orientada pelo princípio básico de procurar proporcionar, à
criança, o desenvolvimento da autonomia, isto é, a capacidade de
construir as suas próprias regras e meios de ação, que sejam
flexíveis e possam ser negociadas com outras pessoas, sejam eles
adultos ou crianças. Acredito também, que o conhecimento a ser
construído deve partir da realidade, das necessidades e
manifestações das crianças. Buscou-se realizar uma pesquisa com as
famílias na busca de um olhar para ações concretas com o grupo de
crianças. Obviamente, esta construção não se esgota no período
dos 0 aos 6 anos de idade, devido às próprias características do
desenvolvimento infantil. Mas tal construção necessita ser iniciada
na Educação Infantil, com envolvimento da família e a escola. A
partir desse olhar realizou-se uma pesquisa junto as famílias com
intuito de buscar a problemática vivenciada pelas crianças e
familiares para realização do trabalho pedagógico. Constatou- se
na pesquisa, falas que necessitam de intervenção da
escola junto as famílias para auxiliar na construção do
conhecimento da criança e também na educação dos filhos, como:
- "Antigamente a gente era criança mais tempo, hoje a tecnologia faz a infância ficar focada em brinquedos eletrônicos."
- "As brincadeiras deixaram de existir, os brinquedos só comprados. As crianças só querem assistir e mexer com computador que a gente aprendeu faz pouco."
- "Os interesses das crianças hoje são outros, principalmente por eletrônicos. As crianças amadurecem rápido demais."
- "Antigamente a gente brincava na rua, hoje o que chama atenção das crianças é o celular, o computador, o tablet, elas deixam de ser criança."
- "A educação era mais rígida com falta de brinquedos, hoje eles têm mais liberdade e já estão envolvidas com a tecnologia. As crianças estão deixando de lado os brinquedos para ter celular e play."
- "As crianças exigem muito mais do que a gente pode dar. Tudo o que pede eu dou."
- "Quero proporcionar aos meus filhos a infância que eu não tive.
- Espero que a escola ensine bons modos, a dividir, respeito ao próximo, que seja educada e saiba conviver com outras pessoas."
Profª Ivanete - Maternal II e III
eu gostei muito de estudar nessa escola pq tive muitas amizades verdadeiras muitas pessoas confiantes e muitas idas pra diretoria
ResponderExcluire muitas amizades q sempre me apoirao