PROJETOS

 PROJETO (3º Bimestre) 
           ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E QUALIDADE DE VIDA.
Nos últimos anos muito se tem falado sobre qualidade de vida. As pessoas se dividem entre casa, trabalho, estudo... E na correria do dia-dia não têm encontrado tempo para preparar uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, ler um bom livro, ouvir músicas de qualidade, ou mesmo conversar "pessoalmente" com amigos e familiares. Consequentemente inúmeras doenças físicas e psicológicas vêm se desencadeando entre a maior parte da população.
É essencial que a alimentação saudável e cuidado com a saúde em geral sejam orientados desde a infância até a idade adulta para que nossas crianças cresçam com bons hábitos e contribuam para uma futura sociedade mais equilibrada e saudável (física e psicologicamente). Com base no projeto de lei nº 6.283 de 2013, que “proíbe a venda de refrigerantes e de alimentos com alto teor calórico e níveis reduzidos de nutrientes em estabelecimentos de ensino”, o projeto bimestral "alimentação saudável e qualidade de vida " foi idealizado com o objetivo de incentivar a busca pela alimentação equilibrada e outros cuidados com a saúde. Durante o bimestre destacou-se a importância de selecionar lanches saudáveis ou optar pelo lanche fornecido pela escola, pois o mesmo é supervisionado por nutricionista para suprir as necessidades nutritivas de cada faixa etária.
Dentre as diversas atividades que foram realizadas durante o bimestre, os alunos também tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre alimentação com as estagiárias de nutrição da UnoChapecó, Heloisa Moratelli Sandrini e Carine Melo Zanuzzo, que contribuíram com palestra e atividades que contemplaram o tema do projeto.
                          Profª: Beatriz Soares e Luciana Santa Catarina
                                                                           (3ªsérie M/V)


Projeto (2ºBimestre)
"UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA E PELOS BAIRROS DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ - SC".

   Abordar os conteúdos realizados à história e ao espaço geográfico do nosso município é essencial para a educação de nossos alunos, enquanto futuros cidadãos chapecoenses. No entanto, é possível ir além do mapa, dos estudos, relatos fatos e vídeos apresentados em sala de aula. Podemos proporcionar a concretização dos conhecimentos de nossos alunos se oportunizarmos que eles tenham um contato mais íntimo com alguns bairros, distritos e principais pontos turísticos do nosso município, percorrendo-os através de um passeio de estudos.

   O passeio foi realizado no mês de maio com as turmas de 3ª séries da EBM São Cristovão, e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer alguns pontos turísticos como o Aeroporto Municipal Serafin Enoss Bertaso, catedral Santo Antônio, Parque Palmital, entre outros, passando pelos Distritos de Marechal Bormann, Gôio-ên e alguns bairros.

   Durante o passeio, os alunos tiveram a oportunidade de vislumbrar a vegetação, o relevo e a hidrografia (Rio Uruguai) que compõem as lindas paisagens do nosso município.
                                                                                                                      Profª Beatriz Soares
                                                                                                                      Profª Luciana Santa Catarina

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE ONTEM E HOJE

 A organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil deve ser orientada pelo princípio básico de procurar proporcionar, à criança, o desenvolvimento da autonomia, isto é, a capacidade de construir as suas próprias regras e meios de ação, que sejam flexíveis e possam ser negociadas com outras pessoas, sejam eles adultos ou crianças. Acredito também, que o conhecimento a ser construído deve partir da realidade, das necessidades e manifestações das crianças. Buscou-se realizar uma pesquisa com as famílias na busca de um olhar para ações concretas com o grupo de crianças. Obviamente, esta construção não se esgota no período dos 0 aos 6 anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil. Mas tal construção necessita ser iniciada na Educação Infantil, com envolvimento da família e a escola. A partir desse olhar realizou-se uma pesquisa junto as famílias com intuito de buscar a problemática vivenciada pelas crianças e familiares para realização do trabalho pedagógico. Constatou- se na pesquisa, falas que necessitam de intervenção da escola junto as famílias para auxiliar na construção do conhecimento da criança e também na educação dos filhos, como:

  • "Antigamente a gente era criança mais tempo, hoje a tecnologia faz a infância ficar focada em brinquedos eletrônicos."

  • "As brincadeiras deixaram de existir, os brinquedos só comprados. As crianças só querem assistir e mexer com computador que a gente aprendeu faz pouco."
  • "Os interesses das crianças hoje são outros, principalmente por eletrônicos. As crianças amadurecem rápido demais."
  • "Antigamente a gente brincava na rua, hoje o que chama atenção das crianças é o celular, o computador, o tablet, elas deixam de ser criança."
  • "A educação era mais rígida com falta de brinquedos, hoje eles têm mais liberdade e já estão envolvidas com a tecnologia. As crianças estão deixando de lado os brinquedos para ter celular e play."
  • "As crianças exigem muito mais do que a gente pode dar. Tudo o que pede eu dou."
  • "Quero proporcionar aos meus filhos a infância que eu não tive.
  • Espero que a escola ensine bons modos, a dividir, respeito ao próximo, que seja educada e saiba conviver com outras pessoas."
Para tanto, buscou-se ressignificar o brincar e a brincadeira de ontem e hoje, proporcionando as crianças a possibilidade da construção de brinquedos e o resgate de brincadeiras de roda. Durante a entrega de avaliações do primeiro semestre os pais foram desafiados a construir um brinquedo junto com seus filhos com material alternativo. O resultado foi muito positivo, as crianças retornaram do recesso com outras sugestões de brinquedos também construídos pelos pais. Enquanto educadora, acredito que o objetivo foi alcançado com sucesso, pois, é possível a ressignificação do fazer pedagógico, com a participação da família na construção do brincar com seus filhos e não só a compra do brinquedo para compensar a falta, a ausência da presença física dos pais.  
                                                                       Profª Ivanete - Maternal II e III









                                                                            



Um comentário:

  1. eu gostei muito de estudar nessa escola pq tive muitas amizades verdadeiras muitas pessoas confiantes e muitas idas pra diretoria
    e muitas amizades q sempre me apoirao

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